O Deputado do CDS-PP, Abel Moreira questionou, esta segunda-feira, o Governo Regional sobre as obras relativas ao abastecimento de água e à electrificação da Fajã da Caldeira do Santo Cristo, na ilha de São Jorge.
No seguimento do investimento governamental no Centro de Interpretação da Fajã do Santo Cristo está prevista a realização de uma empreitada visando a instalação dos meios adequados ao abastecimento de água às populações e à electrificação da Fajã”. “Existem informações de que esta obra seria partilhada por acordo prévio, entre a Câmara Municipal da Calheta (abastecimento de água) e o Governo Regional dos Açores (electrificação da Fajã) ”, explica Moreira.
A questão surge porque o deputado teme que as obras não se venham a realizar dada a situação financeira difícil do Município da Calheta, considerando ainda que as obras para a electrificação e abastecimento de água decorram em simultâneo para evitar maiores constrangimentos quer aos habitantes das Fajã, como aos turistas que visitam o local.
“Não compete ao Governo Regional dos Açores o abastecimento de água às populações” por isso o CDS-PP questiona: “está o Governo Regional na disposição de assumir os encargos com aquela empreitada, no âmbito da realização da obra de electrificação da Fajã?”.
Para o centrista é urgente resolver esta situação, “a Fajã do Santo Cristo é um ex-libris turístico e ambiental da Ilha, pela qual passam anualmente largas centenas de turistas e visitantes” defende Abel Moreira.