O Deputado do CDS-PP Açores Paulo Rosa questionou, esta terça-feira, o Governo Regional sobre qual “o património edificado que se pretende que venha a integrar o Roteiro da Faina Baleeira na Ilha das Flores” e se este património irá “integrar a recuperação das vigias da baleia existentes” naquela ilha.
O parlamentar eleito pela ilha mais Ocidental do arquipélago acentua “a relevância deste tipo de roteiro na perpetuação da memória futura das nossas gentes, do seu património histórico-cultural e na recuperação do património edificado”, para além de lembrar “a relevância que a baleação teve nas Flores durante décadas”.
O Deputado popular refere que, “numa lógica de preservação da identidade própria, urge oferecer os nossos produtos histórico-culturais e os nossos costumes a quem nos visita, o que poderá potenciar mais-valias em termos turísticos”.
No entanto, porque sobram dúvidas quanto ao património que incorporará este Roteiro, Paulo Rosa frisa ainda que, “para além das infra-estruturas de maior dimensão ligadas à faina baleeira, há outras, de menor dimensão, que foram fulcrais no desenrolar dessa actividade, nomeadamente as chamadas vigias da baleia”.
Paulo Rosa quer saber igualmente “para quando se prevê que o Roteiro da Faina Baleeira na Ilha das Flores esteja totalmente disponível e materializado no terreno?”.