O Corpo Nacional de Escutas nos Açores encontra-se a celebrar os seus 85 anos. Assim aproveitando a ocasião da realização do Conselho Regional de Representantes, órgão máximo do C.N.E. neste arquipélago, realizou-se, na passada 6ª feira, uma cerimónia solene, presidida por sua pelo Vigário – Geral da Diocese de Angra, Padre Hélder Fonseca, em representação do Senhor Bispo (ausente por estar a ministrar o Sacramento do Crisma na ilha de Santa Maria). Também estiveram presentes, no Palácio de Santa Catarina (freguesia da S. Pedro) e entre várias outras entidades convidadas, sua Excelência o Director Regional da Juventude, a Senhora Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, um representante da Câmara Municipal da Praia da Vitória e o chefe Nacional do CNE. A sala estava repleta de dirigentes e caminheiros. De registar a presença de muitos Chefes de Núcleo e de muitos Chefes de Agrupamento, de várias ilhas. Também presente a Junta Regional dos Açores. A cerimónia foi “animada” por um conjunto de caminheiros que mostraram como se “vive e sente” o Escutismo. O orador solene da cerimónia foi o dirigente, Mestre Arnaldo Ourique, que desenvolveu um trabalho muito interessante sobre a história do CNE nos Açores, salientando que neste movimento e desde há muitas décadas se vive o ideal democrático e autonómico. Depois seguiu-se uma cerimónia de condecorações onde foram distinguidas diversas entidades, empresas e dirigentes que apoiaram ou serviram o movimento com destaque. No final da noite todos os presentes puderam apreciar uma “ceia regional açoriana”, onde colaboraram todas as nove ilhas.
No sábado de manhã, os conselheiros presentes, tiveram a oportunidade de assistir a uma conferência, proferida por sua Excelência a Directora Regional da Prevenção e Combate às Dependências, Dra. Paula Costa, que falou sobre “ Prevenção e combate às dependências”. Lançou aos presentes o desafio de haver uma colaboração mais directa entre a sua direcção regional e o CNE.
Depois do almoço, onde se festejou o aniversário natalício do Chefe Nacional, iniciou-se então o Conselho Regional do Representantes, com mais de cinquenta conselheiros presentes. Os trabalhos tiveram o seu início, ainda antes da ordem do dia, com várias intervenções, nomeadamente do Chefe Regional, Pires Luís, do Chefe Nacional, Carlos Pereira e do Chefe Honorário do Núcleo de S. Miguel, José Amorim. De seguida foi eleita, por unanimidade, a Mesa do Conselho, constituída por dirigentes do Núcleo anfitrião, como manda o regimento destes conselhos.
Durante o resto do dia 25, prosseguiram os trabalhos, sendo interrompidos para o jantar. Ao final da noite reuniu-se a Assembleia-Geral da Associação Alerta. Depois do encerramento dos trabalhos, foi servido um “chá da meia-noite”.