A quarta edição da Açoriano Oriental Yacht Race terminou domingo com a entrega de prémios aos vencedores, num convívio que teve lugar no bonito Jardim António Borges, em Ponta Delgada.
Terminou este domingo, com a entrega de prémios, a 4ª edição da Açoriano Oriental Yacht Race.
As embarcações que largaram de Santa Maria na manhã de sábado, começaram a chegar a Ponta Delgada ao início da noite, mas as últimas só chegaram na madrugada de domingo.
Depois de realizadas cerca de 56 milhas náuticas, a boa disposição estendeu-se na tarde de ontem ao Jardim António Borges, onde decorreu a entrega de prémios aos vencedores da segunda perna e à geral da prova organizada pelo Açoriano Oriental.
Refira-se que a segunda perna, que ligou Santa Maria a São Miguel, foi ganha pela embarcação Xcape, de Luís Quintino, seguida da Açor, de João Leal, e da Aphrodite, de Rui Mendonça.
No que diz respeito à geral da regata, o vencedor foi a embarcação Celtic Dream, de João Reis, seguida da Açor, de João Leal e da Prainha, de Duarte Silveira.
Na ocasião da entrega de prémios, João Reis disse que não estava à espera da vitória, à geral, até porque teve um adversário de “peso”, o Refrega 1, de José Medeiros (vencedor da primeira perna). “Não estava à espera da vitória. Claro que venho sempre com intenções de fazer um bom resultado, e as vitórias estão nos nossos objectivos, mas nem sempre é possível. No entanto, correu tudo bem, conseguimos ter um bom desempenho”.
Questionado sobre as dificuldades que encontrou, João Reis sublinhou a “ida à noite, porque tivemos dificuldades em controlar os nossos adversários e fomos surpreendido à chegada a Santa Maria, com o belíssimo desempenho do Refrega 1”. “Para cá tivemos bastante vento. Tentámos controlar com um balão bastante plano e conseguimos recuperar em relação ao Refrega 1”, sublinhou.
Por seu turno, o skipper da embarcação Xcape, Luís Quintino, referiu que correu tudo bem, explicando a razão de não ter efectuado a primeira perna da Açoriano Oriental Yacht Race.
“Uma avaria numa prova na Horta fez com que não conseguíssemos participar na primeira perna da prova, por isso tentámos fazer o melhor na segunda perna, e esta é uma regata que gosto de fazer. O Açoriano Oriental está de parabéns e vamos continuar a fazê-la”.
Recorde-se que este ano a Atlantis Cup também efectuou a primeira perna em conjunto com a segunda da Açoriano Oriental Yacht Race. A segunda etapa da Atlantis Cup tem lugar esta segunda-feira pelas 11h00.
Balanço positivo
Colocar em prática, neste caso no mar, uma regata com skippers e embarcações do mais alto nível não é fácil, requer sempre muito trabalho e muito apoio. Porém, no final, todos saem satisfeitos, e o resultado só poderá ser um: repetir. Esta foi uma promessa deixada ontem pela organização, nomeadamente, pelo Director Editorial do Açoriano Oriental, Paulo Simões, que faz um balanço positivo da prova.
“O balanço é positivo. Correu muito bem, os concorrentes estão satisfeitos e o tempo também ajudou, quer em São Miguel, quer em Santa Maria, e para o ano cá estaremos para a 5ª edição desta regata”.
As colaborações são importantes e neste caso, os clube navais de Ponta Delgada e Santa Maria têm “sido fundamentais para o sucesso da prova. Também as autarquias de Ponta Delgada e de Vila do Porto. Sem estes seria quase impossível colocar a regata no mar todos os anos, como temos feito”, finalizou.
Classificação geral da Regata AO
1º Embarcação “Celtic Dream”, skipper João Reis,
2º Embarcação “Açor”, skipper João Leal,
3º Embarcação “Prainha”, skipper Duarte Silveira,
4º Embarcação” Refrega 1”, skipper José Medeiros,
5º Embarcação “Danny Boy”, skipper João Mota Vieira,
6º Embarcação “Quero-Quero”, skipper Rui São Marcos,
7º Embarcação “Fénix”, skipper Eduardo Reis,
8º Embarcação “Anfitrite”, skipper Luís Medeiros,
9º Embarcação “Desafinado”, skipper Agostinho Ribeiro,
10º Embarcação “Xcape”, skipper Luís Quintino,
11º Embarcação “Aphrodite”, skipper Rui Mendonça,
12º Embarcação “Air Mail”, skipper Luís Mota,
13º Embarcação “Fun-Tastic, skipper José Correia,
14º Embarcação “Mariazinha”, skipper Manuel Nunes,
15º Embarcação “Ilha da Aventura”,
16º Embarcação “Trilemis”, skipper Tomás Azevedo.
Classificação da 2ª perna da Regata AO
1º Embarcação “Xcape”, skipper Luís Quintino,
2º Embarcação “Açor”, skipper João Leal
3º Embarcação “Aphrodite”, skipper Rui Mendonça
4º Embarcação “Air Mail”, skipper Luís Mota
5º Embarcação “Prainha”, skipper Duarte Silveira
6º Embarcação “Fun-Tastic, skipper José Correia
7º Embarcação “Celtic Dream”, skipper João Reis
8º Embarcação “Mariazinha”, skipper Manuel Nunes
9º Embarcação “Quero-Quero”, skipper Rui São Marcos
10º Embarcação” Refrega 1”, skipper José Medeiros
11º Embarcação “Ilha da Aventura,
12º Embarcação “Danny Boy”, skipper João Mota Vieira
13º Embarcação “Fénix”, skipper Eduardo Reis
14º Embarcação “Desafinado”, skipper Agostinho Ribeiro
15º Embarcação “Anfitrite”, skipper Luís Medeiros
16º Embarcação “Trilemus”, skipper Tomás Azevedo
in AO