Centro Regional de Apoio ao Artesanato participa no maior certame da Península Ibérica

artesanatoO Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) vai participar na Feira Internacional de Artesanato de Lisboa (FIA), a maior que se realiza na Península Ibérica, que decorre de 28 de junho a 6 de julho, na FIL, em Lisboa.

Esta iniciativa visa promover, divulgar e comercializar o Artesanato dos Açores, mas também projetar e dignificar a sua imagem, numa perspetiva de se conseguir alcançar novos mercados. O ‘stand’ que representará a Região Autónoma dos Açores conta com a presença de nove Unidades Produtivas Artesanais (UPA), das ilhas de São Miguel, Terceira, Pico e Faial, que exibirão as mais diversas áreas artesanais, nomeadamente bordados, rendas, fibras vegetais, tecelagem, presépios de lapinha e bijuteria contemporânea.

Neste certame, o público poderá comprovar a qualidade e a excelência dos produtos certificados ao abrigo da marca coletiva de origem ´Artesanato dos Açores´, como o bordado a branco, da Graciosa e da Terceira, o bordado a matiz, de S. Miguel, as rendas do Pico e do Faial, mas também a tecelagem, os registos do Senhor Santo Cristo dos Milagres, os presépios de lapinha, a folha de milho, a cerâmica, a escama de peixe.

O evento conta ainda com a presença da Associação de Artesãos da Graciosa, integrada no projeto da Residência Criativa de 2014, que valoriza o tradicional bordado a branco, numa perspetiva de renovação, dinamização e afirmação do artesanato regional.

O CRAA vai ainda presentear os visitantes com um vestido notável de Design e Artesanato dos Açores, da autoria da estilista Isabel Roque, executado em folha de milho, e que servirá de cicerone àquele que pretende ser o espaço mais visitado do certame.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here