O Secretário Regional da Saúde garantiu este sábado que estão reunidas as condições para que os Serviços de Atendimento Urgente dos centros de saúde de Nordeste, Vila Franca do Campo e Ribeira Grande passem a funcionar entre as oito da manhã e a meia-noite, como já acontece no Centro de Saúde da Praia da Vitória, “sem prejuízo para os cidadãos que residem nestes concelhos”.
Luís Cabral, em declarações à margem do I Fórum da Saúde do Nordeste, salientou que “já estão implementadas as medidas que se consideravam necessárias para garantir uma resposta à população servida por estas unidades”, conforme ficou definido no Plano de Ação para a Reestruturação do Serviço Regional de Saúde.
Entre essas medidas está a publicação do diploma que permite a contratualização dos médicos para assegurar o acompanhamento das pessoas internadas nesses centros de saúde.
O Secretário Regional da Saúde salientou que o despacho publicado na passada semana, autorizando a contratualização de camas nos centros de saúde para cuidados continuados integrados, “vem garantir o acompanhamento dos doentes internados nesses centros de saúde”.
“Estão também já em funcionamento 24 horas por dia as duas viaturas SIV, em Ponta Delgada e na Ribeira Grande, para dar resposta às situações de emergência, enquanto a linha de atendimento urgente também está a trabalhar em velocidade de cruzeiro”, permitindo uma orientação das pessoas de acordo com os protocolos definidos na Triagem de Manchester. “Os médicos que até agora faziam urgência passam a dispor de mais tempo para a realização de consultas e para desenvolver as tarefas que lhes compete no âmbito da Medicina Geral e Familiar”, sublinhou.