A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos Londres2012, marcada para 27 de julho, é inspirada num texto de William Shakespeare e terá em destaque o maior sino da Europa, encomendado de propósito para a ocasião.
O realizador Danny Boyle, responsável pela cerimónia, disse que o título “Ilhas das Maravilhas” tem origem num “discurso espantoso sobre a surpreendente beleza da ilha” da peça do escritor inglês.
O início da cerimónia no Estádio Olímpico será marcado pelo toque do sino de 27 toneladas, no qual será inscrita a frase “não tenham receio, a ilha está cheia de barulhos”, também da autoria de Shakespeare. Estes pormenores simbólicos foram os poucos revelados hoje, a seis meses do arranque dos Jogos Olímpicos, já que o conteúdo tem sido mantido em segredo.
Outra novidade é que uma parte do espetáculo terá a participação de funcionários do serviço nacional de saúde, além de milhares de cidadãos comuns voluntários.
Boyle, vencedor de vários prémios, incluindo um Óscar de melhor realizador, está consciente das elevadas expetativas devido ao impacto das cerimónias dos Jogos Olímpicos anteriores, em Sidney e Pequim. “Será espetacular mas a redução na escala será inevitável, devido à época de poupanças”, avisou.
Os orçamentos das cerimónias de abertura e encerramento foram duplicados em dezembro para 81 milhões de libras (97 milhões de euros).
Os Jogos Olímpicos decorrem entre 27 de julho e 12 de agosto e os Jogos Paralímpicos entre 29 de agosto e 09 de setembro em Londres.
Lusa