O presidente do Governo Regional dos Açores apelou os presidentes de câmaras municipais do PSD a manterem-no informado sempre que acharem que o Executivo está a favorecer as autarquias do PS.
O alerta de Carlos César foi feito durante o jantar que teve com os autarcas do PSD anteontem à noite, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada. Ao evento faltaram os presidentes das câmaras de Ponta Delgada e do Nordeste, respectivamente Berta Cabral e José Carlos Carreiro, por se encontrarem ausentes da ilha.
Segundo adianta a TSF, César exortou os autarcas de Vila do Porto (Santa Maria), Calheta (São Jorge), São Roque e Madalena (Pico) e Lajes (Flores) a denunciar aquele tipo de situações, já que, conforme deixou claro, “os canais são muitos e diferentes no Governo e eu não sei de tudo”. O chefe do Executivo açoriano admitiu a possibilidade de haver “favorecimentos” sem que tenha disso conhecimento. E transmitiu abertura para o diálogo, em nome da cooperação entre a administração regional e local.
Já no jantar que, dias antes, juntou César aos autarcas eleitos pelo PS, a preocupação dominante foi o estado de endividamento do poder local nos Açores. Um assunto em que César foi claro: cooperação sim – sempre que for possível – mas “sem favores, porque há regras que não podem ser desvirtuadas”. Enquanto isso, disse, os autarcas terão de aprender a “calar-se”.
in Diário Noticias