O crescente aumento do desemprego nos Açores constitui a preocupação central da resolução que a CGTP vai aprovar em plenários de trabalhadores no Faial, S. Miguel e Terceira, integrados nas comemorações do 41.º aniversário da central sindical.
Graça Silva, da CGTP/Açores, disse que o documento que será submetido à apreciação dos trabalhadores nestas reuniões destaca igualmente o agravamento da precariedade laboral na Região, quer no que se refere ao recurso ao uso de recibos verdes, quer no que respeita aos contratos a prazo.
Nos Açores, segundo a dirigente sindical, assiste-se ao “agudizar da instabilidade e insegurança no trabalho”, acrescentando que o documento a aprovar nos plenários de trabalhadores será entregue aos governos regional e nacional.
A resolução proposta pela CGTP/Açores reivindica ainda a adopção por estes executivos de medidas que perspectivem o desenvolvimento e o relançamento do sector produtivo.
Graça Silva anunciou também a aprovação nestas reuniões, que começam hoje na Horta e prosseguem na sexta-feira em Ponta Delgada e em Angra do Heroísmo, de uma moção em “defesa da RTP/Açores” como canal de televisão de serviço público no arquipélago.