“É uma oportunidade de promover a gastronomia e os produtos dos Açores, numa abordagem contemporânea. Mostrar que os Açores podem também ser conhecidos e promovidos por via da gastronomia e que podemos estar ao nível daquilo que melhor se faz no pais”, afirmou Filipe Rocha, diretor da Escola de Formação Turística e Hoteleira, em Ponta Delgada, que promove o evento pelo segundo ano consecutivo.
O festival gastronómico, que decorre de 20 a 29 de junho no restaurante Anfiteatro da Escola, nas Portas do Mar, Ponta Delgada, vai contar com chefes de Portugal, França, Dinamarca, Bélgica e Estados Unidos da América e a Escola pretende que se torne numa “marca de referência”, potenciando o setor turístico.
O evento vai juntar chefs como Paulo Morais & Anna Lins, Dalila & Renato Cunha, André Magalhães, Susana Felicidade, Ray McCue (EUA), Nicolai Mentzler (Dinamarca), Andy de Brouwer e Nico Corbesier (Bélgica).
Haverá também um dia dedicado aos Açores, no qual se juntam aos três chefs da Escola sete profissionais locais e ex-alunos.
Os dias de abertura e encerramento do 10 Fest Açores 2013 contam com chefs com estrelas Michelin. São David Faure, um francês do restaurante Aphrodite, em Nice, e Vitor Matos, um português da Casa da Calçada, Relais & Chateaux.
Segundo o programa, participam também os barmans Luís Domingos e Gustavo Maya, e os sommeliers Rodolfo Tristão e Manuel Moreira, e ainda o chef Mitch Stamm, “um dos maiores especialistas em pão nos EUA e que será o “bakery chef” do festival”, referiu Filipe Rocha.
Filipe Rocha acrescentou que os jantares serão confecionados com base em produtos dos Açores, mas “interpretados pelos diferentes chefs”.
“É uma das grandes apostas da escola nos últimos anos, no sentido de atualizar a cozinha dos Açores e dar-lhe um novo formato de acordo com aquilo que são as tendências, porque é esse o produto que hoje em dia é mais valorizado, mantendo as nossas tradições”, salientou.
Durante 10 dias serão confecionados 10 jantares diferentes, interpretados por 10 chefes de vários países, nesta iniciativa da Escola de Formação Turística e Hoteleira e que a ela se associaram parceiros privados, Governo regional e marcas nacionais e regionais.
Filipe Rocha destacou o “sucesso” do evento no ano passado, estimando este ano “rapidamente esgotar os lugares disponíveis” para o festival que terá menus de degustação de seis pratos com vinhos.
Na apresentação do festival, o secretário Regional do Turismo e Transportes, Vitor Fraga, sublinhou a importância deste evento para captar turistas, acrescentando que “foi preparado tendo pela primeira vez associados operadores turísticos que o programaram”, disponibilizando ainda “a SATA e a Atlânticoline um conjunto de tarifas” para que os operadores possam englobar este festival na sua oferta.
Lusa