A previsão do IM indica que, no Grupo Ocidental, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, entre as 16:00 de hoje e as 08:00 de sexta feira, se espera vento de sudoeste forte, com rajadas que podem atingir 100 quilómetros por hora.
Ainda neste grupo de ilhas, entre as 18:00 de hoje e as 09:00 de sexta feira, a previsão aponta para períodos de chuva por vezes forte, que passarão a aguaceiros pontualmente fortes.
Entre as 22:00 de hoje e as 09:00 de sexta feira, nas ilhas das Flores e do Corvo são também esperadas condições favoráveis à ocorrência de trovoadas dispersas.
No Grupo Central, que integra as ilhas Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial, a previsão indica que, entre as 00:00 e as 15:00 de sexta feira, podem ocorrer períodos de chuva por vezes forte, existindo ainda condições favoráveis à ocorrência de trovoadas dispersas.
Entre as 06:00 e as 12:00 de sexta feira, neste grupo de ilhas espera-se vento forte de sul, com rajadas que podem atingir 85 quilómetros por hora.
Dadas as condições atmosféricas adversas, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar informa que o acesso à Montanha do Pico se encontrará interdito a partir das 16h00 do dia 26 de Agosto e, provisoriamente, até às 15h00 do dia 27.
Embora o agravamento do tempo para o grupo Central só se preveja acontecer por volta das 0h00, a interdição vigora com um período de antecedência alargado como forma de evitar a permanência de pessoas na montanha durante a noite e madrugada.
Na sequência destas previsões, que segundo o IM se devem a uma depressão em cavamento com um sistema frontal associado, o Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores aconselha a que sejam tomadas as precauções habituais nestas circunstâncias.