Uma fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores disse “não haver registo de qualquer dano pessoal” na sequência da derrocada que ocorreu na SCUT, na zona entre o Miradouro de Santa Iria e o Porto Formoso”.
No local, segundo a Proteção Civil, decorriam esta noite os trabalhos para repor a circulação o mais breve possível.
A chuva forte provocou também esta sexta-feira “algumas enxurradas” na ilha de São Jorge, uma situação que afetou “seis moradias na freguesia dos Rosais e no lugar da Beira, na freguesia de Velas”, segundo informou o Governo Regional.
Por uma questão de precaução, uma das famílias foi realojada em casa de familiares e outra numa residencial, onde vão permanecer até que as condições atmosféricas permitam a realização de trabalhos de limpeza e o regresso destes agregados familiares às suas habitações em segurança, refere o executivo açoriano.
Uma nota do Governo açoriano adianta ainda que “no terreno esteve uma brigada de seis elementos e uma máquina da secretaria regional do Turismo e Transportes, que procederam aos trabalhos necessários para desimpedir os cursos de água e as estradas, estando ainda equipas técnicas da Secretaria Regional da Solidariedade Social a acompanhar as famílias”.
A Proteção Civil dos Açores já emitiu um aviso meteorológico tendo em conta a possibilidade de ocorrer, temporariamente, precipitação pontualmente forte nas nove ilhas dos Açores, devido “à instabilidade provocada por uma depressão localizada a Sudoeste do arquipélago”.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as nove ilhas dos Açores estão sob aviso amarelo até às 09:00 de sábado.
Lusa