A comunidade Cidade de Deus, na zona oeste do Rio de Janeiro, ganhou hoje um sistema financeiro próprio, com direito a moeda local, que funcionará apenas dentro do bairro, com o objetivo de estimular a economia da zona.
“A alma da história é que a riqueza gerada aqui permaneça aqui. A Cidade de Deus tem um enorme potencial de produzir riqueza internamente, de estimular as atividades económicas que estão dentro do próprio bairro, e essa moeda local vai viabilizar (fazer com que) que essa riqueza por aqui permaneça”, afirmou o prefeito da cidade, Eduardo Paes, durante a cerimónia que marcou a inauguração da primeira agência do banco comunitário da favela, pacificada há dois anos e meio.
Após o ato oficial, os moradores puderam trocar as suas notas de reais por “CDDs” — nome pelo qual a moeda local foi batizada, numa referência à sigla do nome da favela, que se tornou internacionalmente conhecida após o filme de Fernando Meirelles, Cidade de Deus, que ganhou quatro nomeações para os Óscares em 2002.
Lusa