“Uma depressão com um sistema frontal associado, com atividade moderada a forte, irá provocar um agravamento do estado do tempo nos grupos central e oriental nas próximas horas”, adiantou, hoje, o IPMA, em comunicado de imprensa.
Prevê-se para as ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Pico e Faial) “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoadas”, a partir da meia-noite (hora local, mais uma em Lisboa), “com um período de maior intensidade durante a manhã e o início da tarde”.
O IPMA já tinha emitido um aviso amarelo (terceiro mais grave) para os grupos central e oriental (São Miguel e Santa Maria).
As ilhas do grupo central estarão sob aviso amarelo, em relação à precipitação, a partir da meia-noite e até às 6:00 de terça-feira, hora em que o aviso passa a laranja, passando novamente a amarelo entre as 15:00 e as 18:00.
Já as ilhas de São Miguel e Santa Maria estão sob aviso amarelo, devido à possibilidade de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada por trovoadas”, entre a meia-noite e as 21:00 de terça-feira.
O IPMA colocou também as ilhas do grupo oriental sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte, entre as 06:00 e as 21:00 de terça-feira.
“O vento soprará de sul rodando para noroeste com rajadas que poderão atingir os 100 km/hora”, adiantou, em comunicado de imprensa.
Lusa