O diretor de produção Henrique Espírito Santo disse, em entrevista à Lusa, que o cineclubismo foi o “grande movimento cultural de massas antes do 25 de Abril” e afirmou esperar que recupere essa importância no presente.
Henrique Espírito Santo, homenageado este ano pelo Fantasporto, recordou que nomes como José Fonseca e Costa, João César Monteiro e Vasco Granja se formaram na “escola” dos cineclubes, sendo entidades com tal importância nas décadas de 1960 e 1970, que eram “perseguidas pela PIDE”.
“Costumo considerar, sem grande exagero, que o cineclubismo foi o grande movimento cultural de massas antes do 25 de Abril. Os cineclubes continuam, há uma federação, toda uma relação e o que eu digo é que é preciso que estejam atentos e lutem ao lado dos cineastas, das associações de realizadores, das associações de produtores, de técnicos, porque estamos de novo numa situação difícil, sabe-se lá o que é que vai acontecer”, afirmou o diretor de produção, agora com 82 anos, recordando as mudanças à lei do setor.
Lusa
Foto:Direitos Reservados