Atrás dos dois grandes clubes de Lisboa, tanto em masculinos como em femininos, qualificou-se o Juventude Vidigalense, da zona de Leiria, que se tem destacado no atletismo nacional pela aposta nas camadas jovens.
A Gira Sol, que pela primeira vez garantiu presença na I Divisão nos sectores feminino e masculino, conseguiu no apuramento, disputado em Pombal e Braga, os seus melhores resultados de sempre.
A equipa da zona de Cantanhede, no distrito de Coimbra, apurou-se pela primeira vez em femininos, depois de em 2010 ter sido nona classificada, e vai repetir a presença na I divisão no sector masculino.
Com a presença da Gira Sol e da Académica, o distrito de Coimbra estará pela primeira vez representado por duas equipas em masculinos.
O CIAIA, único representante dos Açores no apuramento, foi a última equipa a garantir presença na fase final, com menos um ponto e meio do que o Centro de Atletismo de Seia, equipa que tem marcado presença entre os grandes nas últimas temporadas e que foi sétima.