A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai entregar, a título póstumo, a Medalha de Ouro do Município, a Fátima Sequeira Dias, recentemente falecida, distinção essa que acontece simbolicamente no Dia Internacional da Mulher e tem em linha de conta a dinâmica, a força e a dedicação à terra por parte de uma personalidade cujo nome ficará ligado à história dos Açores, quer através do seu percurso académico, quer através da sua produção literária.
Fátima Sequeira Dias foi professora catedrática do Departamento de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, onde se licenciou em História, em 1981. Fez o mestrado em Economia do Desenvolvimento na Universidade Livre de Bruxelas, a pós-graduação em História da Europa Contemporânea no Instituto de Estudos Europeus de Bruxelas e a investigação no Centro de História Económica Marítima de Bergen e no Centro de Economia Internacional de Genebra.
Na academia açoriana, Fátima Sequeira Dias exerceu funções de diretora do Curso de História, foi pró-Reitora para as Relações Universidade/Sociedade, presidente do Conselho Científico e do Conselho do Departamento de Economia e Gestão.
Publicou duas dezenas de obras, sobretudo versando a história económica dos Açores e estudou e divulgou instituições e empresas como a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, o Ateneu Comercial de Ponta Delgada e o Aeroporto de Ponta Delgada ou a Casa Bensaúde, a Fábrica de Tabaco Micaelense, a SAAGA e a SATA.
Fátima Sequeira Dias publicou ainda temática tão diversa como os “450 anos da Cidade de Ponta Delgada, o “Dicionário Sentimental da Ilha de São Miguel” ou “Os Judeus nos Açores nos séculos XIX e XX”.
A sessão pública presidida por José Manuel Bolieiro, decorrerá a 8 de março, pelas 19h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.