É já este fim-de-semana, nos dias 4, 5 e 6 de Setembro que decorre na cidade de New Bedford, estado de Massachusetts, no condado de Bristol, a V Regata Internacional de Botes Baleeiros – a única regata com a capacidade de juntar nas mesmas águas, gentes com antepassados na baleação açoriana.
Do Clube Naval da Horta segue uma companha masculina, composta por:
António Luis (CNH)
José Norte (Salão)
Helder Pereira(Salão)
Luis Mota ( Capelo)
João Alves (Capelo)
Cesar Pereira( Castelo Branco)
Bruno Rosa (Castelo Branco)
Manuel Silveira ( Feteira)
A Regata Internacional de Botes Baleeiros, é uma prova que ultrapassa os meandros da competição e que permite estreitar laços de amizade entra duas cidades irmãs (Horta e New Bedford), bem como da sua comunidade emigrante radicada naquela paragem.
A Regata Internacional de Botes Baleeiros, organizada pela Câmara Municipal da Horta e pelas Câmaras Municipais da Ilha do Pico, é actualmente um dos marcos mais significativos da geminação existente entre as cidades da Horta e New Bedford, e na qual a autarquia faialense tem liderado o processo desde a sua criação.
Quinta-feira, 9 de Setembro haverá danças folclóricas no New Bedford Whaling Museum, seguida de um colóquio no Museu dos Baleeiros.
Também na quinta-feira, 9 Setembro, a comunidade é convidada a conhecer as equipas, ouvir música portuguesa e visitar a Casa dos Botes adjacente ao Museu.
Na sexta-feira, 10 de Setembro decorrerão as corridas cronometradas femininas/vela entre as equipas de New Bedford, Faial, Pico e em Cove Clark. É neste dia que será inaugurada a ala dedicada aos baleeiros no museu americano.
No sábado, 11 de Setembro, realizar-se-ão as corridas cronometradas masculinos/vela entre as equipas de New Bedford, Faial, Pico e em Cove Clark.
No domingo, 12 de Setembro, decorrerão as provas de remo de masculinos e femininos. Neste dia haverá a cerimónia de entrega de prémios, um momento sempre muito esperado sobretudo pelos importantes laços entre as comunidades açorianas dos Açores e da área de New Bedford que acontecem.