Três câmaras de frio da Cofaco do Pico avariaram no fim-de-semana, presumivelmente na sexta-feira passada.
O peixe que estava congelado, nas câmaras de frio da Cofaco do Pico, perdeu-se.
Não é a primeira vez que esta situação ocorre na unidade da Cofaco na Madalena do Pico.
Há alguns meses verificou-se uma situação semelhante, também problemas de frio de que resultou peixe estragado.
Ontem de manhã, devido ao cheiro intenso a peixe estragado, algumas funcionárias recusaram-se a trabalhar naquelas condições, pelo que houve sectores da linha de produção da unidade que estiveram suspensos, até esse peixe estragado ser retirado.
Já durante a tarde estiveram no local a inspecção de actividades económicas e o veterinário do Desenvolvimento Agrário da ilha, que estiveram a verificar o nível de contaminação e insalubridade do peixe descongelado e estragado.
Na origem destas situsações estão restrições económicas na Cofaco do Pico que implicam que ninguém está a fazer prevenção e manutenção na fábrica ao fim de semana.
Pelo que uma avaria de sexta-feira nos sistemas de frio, como a que se verificou agora, só na segunda-feira é detectada, já com o peixe estragado.
Acerca deste caso do Peixe estragado na Cofaco do Pico a Antena 1 Açores tentou, durante a tarde de segunda-feira, contactar a direcção da fábrica, mas o seu responsável não se mostrou disponível, afirmando estar em reunião.