Trata-se do primeiro colégio privado dos Açores e terá capacidade para 750 alunos. Apesar de só abrir em Setembro, o Colégio do Castanheiro já conta com 300 pré-inscrições.
750 alunos, de todos os ciclos escolares, desde o primeiro ao 12º ano, poderão usufruir dos serviços do Colégio do Castanheiro.
As inscrições custam 170 euros e a mensalidade varia com o ano em que o aluno se encontra, desde 290 a 370 euros.
O primeiro contacto dos pais com o estabelecimento de ensino aconteceu no salão nobre do Teatro Micaelense.
As mais-valias do colégio verificam-se logo no ensino primário, com um especial enfoque na língua inglesa, educação para a cidadania e matemática.
No segundo ciclo os alunos poderão ter a disciplina de astronomia assim como desenvolver projectos no ramo das empresas.
Já no terceiro ciclo a criptologia é a novidade, com técnicas de codificação e descodificação de signos. Ainda neste ciclo, os alunos aprenderão sobre robótica e a identidade dos Açores no mundo.
No secundário, e visto serem os anos preparatórios para o ensino superior, os jovens poderão ter um contacto mais acentuado com universidades.
A principal preocupação dos pais assenta na junção de crianças de idades tão diferentes no mesmo recinto.
João Miranda, Director pedagógico do TETRAP, explica que a estrutura do colégio já foi pensada para albergar os vários escalões etários sem qualquer problema.
Miranda considera que o elevado valor das mensalidades justifica-se pelas actividades e explicações extra-curriculares que o colégio vai proporcionar.