As comemorações dos 90 anos do nascimento da escritora Natália Correia arrancam hoje, em Ponta Delgada, cidade onde nasceu, mas vão ganhar âmbito nacional com a publicação de uma antologia poética.
Natália Correia nasceu na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, nos Açores, a 13 de setembro de 1923, tendo a câmara municipal da cidade organizado um conjunto de iniciativas para assinalar a data que arrancam, às 21:00, com um recital de poesia com o título “Saliências em movimento”.
O programa, organizado pela autarquia, estende-se até 15 de setembro e inclui “eventos musicais e culturais que valorizam o legado imenso de Natália”, que “marcou a cultura, a literatura e a política contemporânea nos Açores e no país”.
Assim, pelo Centro de Estudos Natália Correia, na Fajã de Baixo, realizar-se-á ainda, na quarta-feira, um concerto do Grupo Johan Sebastian Bach, “uma das muitas paixões da poetisa”, segundo um comunicado da autarquia.
Segue-se, na quinta-feira, a apresentação da exposição de aguarelas “Natália Correira, Memórias de Lisboa” e, à noite, um “serão literário em género de café concerto”, com o titulo “Recordar Natália e o Botequim”.
No dia seguinte, será descerrado um busto de Natália Correia junto ao edifício do centro de estudos.
Na sexta-feira, no sábado e no domingo haverá ainda música, no mesmo espaço, com Helena Oliveira a interpretar os “Cant’autores açorianos”, fado e uma atuação da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.
Também o Governo dos Açores inaugura, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma exposição no dia 13, com o título “Dança da solidão de mim e de outros. Natália Correia (1923-1993): ecos de um arquivo”.
A mostra “visa divulgar textos e documentos, essencialmente arquivísticos, de e sobre a autora, na sua relação com os outros, com aqueles que o seu acervo documental mais parece destacar, na fase ainda parcelar de tratamento em que se encontra”, segundo um comunicado da Direção Regional da Cultura. A exposição poderá ser visitada até 29 de março de 2014.
Por outro lado, a 10 de setembro, será posta à venda uma antologia da poeta, que tem “como base a edição mais recente da ‘Poesia Completa de Natália Correia'”, editada em 1999, segundo as Publicações D. Quixote, do Grupo Leya.
Esta antologia é organizada, selecionada e prefaciada pelo poeta Fernando Pinto do Amaral, e “destina-se sobretudo à divulgação do essencial da obra poética” da escritora.
A D. Quixote explica que “o critério posto em jogo para selecionar os poemas pretendeu obedecer a um equilíbrio, naturalmente sempre instável, entre o gosto pessoal do organizador e a representatividade dos diversos períodos da escrita da autora”.
Natália Correia escreveu poesia, teatro, romance, novela e vários ensaios sobre História da Literatura Portuguesa.
Foi também eleita deputada, primeiro nas listas do PPD, tendo passado a independente e, depois, a parlamentar do PRD.
Tomou várias posições públicas, nomeadamente em defesa da interrupção voluntária da gravidez e contra o atual acordo ortográfico.
Lusa