Uma delegação da Comissão do Desenvolvimento Regional do Parlamento Europeu (PE) desloca-se entre 23 e 25 de maio às ilhas açorianas de São Miguel e da Terceira para conhecer projetos que receberam apoio comunitário, através dos fundos estruturais e de coesão, e aferir as necessidades do arquipélago.
Reconhecida como região ultraperiférica em virtude da sua localização geográfica, relevo e clima difíceis e dependência económica em relação a um determinado número de produtos, a Região Autónoma dos Açores enfrenta desafios de desenvolvimento e condicionalismos que o colocam numa situação de maior vulnerabilidade económica.
Neste contexto, a delegação de doze eurodeputados da Comissão do Desenvolvimento Regional do PE, provenientes de nove países da UE, quer conhecer projetos nas duas ilhas onde os fundos estruturais e de coesão foram aplicados e avaliar as necessidades do arquipélago.
Da agenda, constam encontros com o Presidente do Governo Regional dos Açores, com académicos e com técnicos, bem como visitas a projetos que receberam fundos da UE, nomeadamente na área social, energia e ambiente, ensino superior e investigação, cultura e indústria alimentar, entre outros.
A delegação será liderada pelo deputado francês Younous Omarjee (Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde) e contará com os deputados portugueses Sofia Ribeiro (Partido Popular Europeu) e Liliana Rodrigues (Socialistas & Democratas).
Açores 24Horas / NI