Comissão empresarial brasileira procura reencontro com cultura açoriana

espirito-santo-rosquilhasTerminou este Sábado, ao som de música popular de Caxias do Sul, estado de Rio Grande do Sul/Brasil, a visita de um grupo de empresários brasileiros á nossa ilha, promovida pela Câmara de Comércio e Industria da Horta.

No recinto do Encontro do Mundo Rural, na Quinta de São Lourenço, foi possível assistir á apresentação de um filme promocional desta região, onde se fixaram açorianos na altura da vaga de emigração, e onde a comunidade deixou o seu cunho, não só pela via arquitectónica mas também pela via cultural.

Esse foi um dos motivos pelo qual esta comissão empresarial, maioritariamente da área do turismo, se deslocou às ilhas do Triangulo nesta época do ano. Assistir às tradicionais festividades ao Divino Espírito Santo cuja manifestação também ocorre em Caxias do Sul, e perceber as suas diferenças, para que as festividades lá possam ser “aperfeiçoadas”. Sopas do Espírito Santo, a doação das rosquilhas e a existência de algumas imagens, como a figura do mordomo, que não se registam em Caxias do Sul e que podem ser implementadas, em prol de uma aproximação de identidade cultural que se foi perdendo ao longo dos tempos em terras de além-mar.

A presença açoriana nos Municípios do estado do Rio Grande do Sul é ainda uma realidade, pelo que poderão ser exploradas muitas áreas de interesse e de intercâmbio entre esta Região e os Açores, consideram os visitantes.

Exemplo disso é o Prémio Açorianos – considerado o mais importante prémio artístico da cidade de Porto Alegre (capital do Estado), sendo o seu nome uma homenagem aos açorianos fundadores e primeiros habitantes da cidade. Robson Boeira, o músico caxiense que acompanhou a viagem e actuou este Sábado na Quinta de São Lourenço foi indicado para a 20ª edição do Prémio Açorianos de Música, onde concorreu como melhor compositor e instrumentista com seu disco “Alma Chamamecera” de 2010.

Agora, com os Açores presentes em todos os sentidos, é muito mais fácil “explicar” estas “ilhas de beleza impar. As fotos não fazem jus ao ar puro que aqui se respira, nenhuma imagem conseguiria jamais transmitir o que agora conheço”, admitiu Geremias Rech, presidente da Associação Turística de Caxias do Sul.

Depois de uma semana a viajar entre Faial, Pico e São Jorge, onde visitaram indústrias, reuniram-se com empresários locais, e participaram nas festividades ao Divino Espírito Santo, regressam a casa comprometidos em estabelecer/estreitar elos entre o Arquipélago e os descendentes de açorianos residentes naquela zona do Brasil.

O filme promocional de Caxias do Sul exibido por esta delegação começa com uma frase que diz – “existe um lugar especial dentro da alma da gente”, talvez os Açores sejam esse lugar.

 

 

Sissa Madruga

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here