Na Região Autonoma dos Açores, os computadores Magalhães vão começar a ser distribuídos no próximo mês de Junho, devendo ser entregues cerca de 13 000 portáteis, até final do corrente ano lectivo.
Segundo a referida responsável, estão confirmados e concluídos os processos de inscrição de 11 471 alunos, garantido que a distribuição do portátil seja feita de forma harmoniosa, em todo o arquipélago.
Nos Açores, o Magalhães vem equipado com uma placa de acesso à Internet, um extra que a secretaria regional da Educação considera ser uma aposta nas potencialidades do acesso à Internet: a placa é uma oferta, frisou, acrescentando que, se for caso disso, os encarregados de educação podem recusar esse extra.
Segundo aquela responsável pelo departamento de Educação do Governo açoriano, os dois primeiros meses de Acesso à Internet são gratuitos, podendo, depois, os encarregados de educação optar pela continuidade do serviço, através de um contrato com uma das operadoras parceiras do programa e-escolinha, no arquipélago ou em regime pré-pago.