As causas do encalhe do cargueiro ‘S. Gabriel’, ocorrido a 21 de Novembro na costa sul de S. Miguel, Açores, serão conhecidas publicamente até ao final desta semana, garantiu esta terça-feira o capitão do Porto de Ponta Delgada.
O comandante Castro Garcia disse hoje à Lusa que está a ultimar o relatório sobre o acidente que envolveu este navio, com 100 metros de comprimento e 5500 toneladas, frisando que decidiu avançar com a elaboração do documento mesmo sem ter recebido os resultados das análises à ‘caixa negra’ do cargueiro.
Apesar de considerar que esses dados são importantes para avaliar a precisão de resposta dos equipamentos de bordo, Castro Garcia salientou que o desconhecimento dos dados da ‘caixa negra’ não impede que se possa determinar com segurança as razões que estiveram na base do acidente.
O cargueiro ‘S. Gabriel’, que assegurava o transporte marítimo entre as ilhas dos Açores e entre o arquipélago e o continente, encalhou na costa sul de S. Miguel durante a madrugada de 21 de Novembro, tendo sido resgatado a 03 de Dezembro e posteriormente rebocado para um estaleiro na Alemanha.
Segundo Castro Garcia o inquérito ao acidente, cujas conclusões constituem um elemento importante em matéria de processamento de seguros, assenta nos testemunhos dos tripulantes do navio e nos registos do movimento do mar na zona onde ocorreu o acidente.