Concurso fotográfico “Significar a Cidade” é um “ato de cultura e inquietação”

IMG_9407“Significar a Cidade” de Ponta Delgada, no seu todo, através de um registo fotográfico, é o objetivo do concurso apresentado à comunidade esta terça-feira, no Auditório do Centro Municipal de Cultura, organizado pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA ) e patrocinado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Com um significado adjacente, fazendo parte também das iniciativas que assinalam o 10ºaniversário da AFAA, “Significar a Cidade” pretende projetar a génese de Ponta Delgada a partir da via marginal desde Santa Clara à Calheta, o seu desenvolvimento através de sucessivas coroas circulares apoiadas nestes dois extremos “através das quais assistimos ao correr do tempo, às diferentes épocas de construção da cidade, refletidas nos diversos tipos de ocupação e sistema construtivo. Da casa de um piso de porta e janela, à Torre do Solmar, ou à sua crescente densificação culminada com a Avenida Dom João III. A sua estruturação consoante as diferentes épocas e respetivas produções. A sua frágil industrialização iniciada no sec. IX , a sua decadência e o atual abandono do centro histórico, pela procura de falsos rumos de modernidade. O seu renascer com gente nova no movimento do “Quarteirão” ou a sua relação com o mar, de onde chegavam piratas e mau tempo que impunham as costas voltadas ao sul ou a progressiva descoberta de novas relações onde o abraço intempestivo deixa cicatrizes ou em gestos acolhedores encontra uma forte e desejável relação e que a leitura atenta do olhar do fotógrafo acolhe e perpétua. Vivências, saberes, convivências entre o passado e o futuro que o espaço publico acolhe vivencia, encerra e significa no dia-a-dia por onde tudo passa e se projeta”.
bolieiro kol1“A cidade é isto tudo”, exemplifica Jorge Kol, presidente da Associação de Fotógrafos, “cabendo agora a cada fotógrafo a sua leitura”, que deverá sistematizar em conjuntos de 5 fotografias, podendo cada fotógrafo concorrer com dois portefólios, resultando do concurso fotográfico uma exposição constituída pelos seis melhores portfolios.

Na apresentação de “Significar a Cidade”, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada salientou “a importância da política pública de apoio aos atos de cultura, que promovem conhecimento do que fomos e desencadeiam uma apreciação crítica do que somos”.

José Manuel Bolieiro sustentou que “com este ato de cultura e inquietação encontramos um elemento de reflexão…este é um apontamento criativo, com um sentido pedagógico e crítico, que são vistos pela Câmara Municipal como benéfico”, disse, reforçando o autarca que o concurso «Significar a Cidade» é “um favor que a AFAA faz a Ponta Delgada”.

Segundo o Regulamento do Concurso as fotografias tiradas terão de ser, obrigatoriamente, do ano em curso, 2017, e o prazo limite de entrega dos trabalhos é até 15 de agosto de 2017, estando a inauguração da exposição agendada para 1 de setembro.

Os prémios serão de 300 euros, para o primeiro lugar (mais 100 euros se for sócio efetivo da AFAA), 200 euros para o segundo e 100 euros para o terceiro classificado.

O regulamento pode ser consultado em : http://www.afaa.pt/images/Regulamentos/Regulamento_Significar_a_Cidade_2017.pdf

 

 

Açores 24Horas / SM

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here