Em Setembro de 2011 os Açores vão ser palco de um dos maiores eventos mundiais na área das migrações: a conferência Metropolis.
Para André Bradford, Secretário Regional da Presidência, que reuniu, hoje, com o Presidente do Metropolis Project, Howard Duncan, “o Governo dos Açores está muito interessado neste projecto e tem acompanhado a importância desta conferência, desde 2006, com a participação da Direcção Regional das Comunidades”.
O governante sublinha que a participação dos Açores nas conferências Metropolis porque “reconhece o interesse e a importância das temáticas debatidas para uma sociedade como a nossa”, acrescentando que os Açores “têm uma importante comunidade emigrada”, mas que, como região, de alguma forma, “se converteu, também, num espaço de acolhimento de imigração”.
O responsável pela tutela da área das comunidades do Governo dos Açores explica que “ tudo o que diga respeito a migrações, especialmente com este nível de abrangência internacional, interessa aos Açores” e destaca: “Estamos a falar de uma associação que tem mais de vinte países em colaboração estreita, que anualmente realiza eventos com grande importância, que juntam cerca de mil pessoas para debater temáticas à volta da migração, entre investigadores, decisores políticos, pessoas que representam entidades públicas e governamentais, sem esquecer as entidades privadas e as organizações não-governamentais”, disse.
Para André Bradford, a candidatura dos Açores à realização da conferência em 2011 é o resultado da “observação cuidada que foi feita desde 2006” e, enfatiza, “da ambição que os Açores têm em fazer sempre mais”. “Sentimos que temos condições e que os Açores são uma região com características peculiares no contexto da problemática das migrações e, por isso mesmo, apresentamos a nossa candidatura, que tendo sido aceite, nos deixa muito satisfeitos”, concluiu.