O I Grande Capítulo da Confraria do Ananás dos Açores vai decorrer no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, que é o mais importante local de produção deste fruto no arquipélago.
No total, serão entronizados 14 confrades, sendo seis ‘Fundadores’, dois ‘Efetivos’ e seis ‘Honorários’, dos quais dois a título póstumo.
O presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, será entronizado como Confrade Honorário, o secretário regional da Agricultura, Noé Rodrigues, como Confrade Efetivo e o presidente da Câmara do Nordeste, José Carlos Carreiro como Confrade Fundador.
A Confraria do Ananás dos Açores é uma associação sem fins lucrativos formalmente criada a 6 de janeiro de 2009 para promover a cultura deste produto, defender as suas qualidades e desenvolver a investigação nas áreas técnicas e económicas relacionadas com a produção e comercialização do ananás.
Nesse sentido, a cerimónia de entronização de novos confrades será precedida por um ciclo de conferências que vai decorrer sexta-feira e sábado.