Cerca de 200 delegados da Juventude Socialista dos Açores (JS/A) participam, a partir de sexta-feira e até domingo, no X Congresso Regional, em Ponta Delgada, na sequência das eleições directas da estrutura que reelegeram Berto Messias como líder regional.
Berto Messias, que foi o único candidato ao cargo que desempenha desde 2007, foi reeleito com 96 por cento dos votos, nas eleições directas de 21 de Maio.
O congresso, que arranca sexta-feira, vai discutir e votar a moção de orientação politica global “Geração Activa – Geração de Ideias” de que primeiro subscritor Berto Messias.
Em declarações à Lusa, Berto Messias sublinhou que a sua moção a apresentar ao congresso pretende “afirmar a JS como a principal voz dos jovens nos Açores”.
“Não como preciosismo ou cliché, mas baseado em fatos. A JS tem um conjunto de medidas que marcam positivamente a vida dos jovens nos Açores”, frisou Berto Messias, destacando propostas como “os programas de estágio Estagiar L, T ou U”.
Segundo o líder da JS/Açores, a sua moção “divide-se em três grandes áreas”, assinalando em primeiro lugar “a emancipação” jovem onde “o emprego” constitui “o desafio dos desafios”.