Para as Casas dos Açores, a decisão do Governo da República de reduzir a emissão diária da RTP/Açores para apenas quatro horas, é “lesiva dos interesses do povo açoriano”.
Nesse sentido, num documento enviado à Lusa, o Conselho Mundial das Casas dos Açores “manifesta o seu descontentamento, num gesto claro de solidariedade pelos princípios autonómicos e pelo direito à informação do povo açoriano”.
As 13 Casas dos Açores, que reclamam representar mais de um milhão de emigrantes açorianos e seus descendentes, “colocam-se à disposição das entidades governamentais para, em conjunto, serem estudadas formas de viabilização da RTP/Açores, num verdadeiro serviço público para os habitantes das ilhas e das comunidades espalhadas pelo mundo”.
A posição do Conselho Mundial das Casas dos Açores surge depois de o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, ter anunciado esta semana na Assembleia da República que a emissão diária da RTP/Açores será reduzida ao período entre as 19:00 e as 23:00 como forma de contenção de custos.