A ilha de Santa Maria receberá em 2020, o Conselho Mundial das Casas dos Açores, anunciou o Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, em Paget, nas Bermudas, na sessão de encerramento da XXII Assembleia Geral do CMCA, considerou ser “uma emoção, um prazer e um orgulho” poder participar neste encontro como membro do Governo dos Açores.
Para Rui Bettencourt, o ano de 2019 “ficará marcado para a história na construção da ideia de Povo Açoriano”.
“Estamos aqui a partilhar momentos de emoção e também momentos de construção de futuro, devo partilhar convosco que este ano é um ano particular e muito especial, um ano histórico, porque este ano, na Assembleia Legislativa, com os representantes dos Açorianos do arquipélago, aprovamos uma proposta do Governo dos Açores, aprovamos um diploma que reconhece todos os Açorianos do mundo como Açorianos”, frisou.
“Demos um salto enorme com esse reconhecimento que foi feito pela ‘casa da Democracia’ nos Açores, que é o Parlamento açoriano, ou seja os Açorianos de lá reconhecem os Açorianos de todo o mundo e isso é um prazer enorme que partilho aqui convosco”, afirmou Rui Bettencourt, dirigindo-se à comunidade açoriana nas Bermudas.
O Secretário Regional recordou que “o Povo Açoriano que faz história não é só aquele que está no arquipélago, é todo aquele que está pelo mundo fora”, considerando que isso faz “mudar de patamar e mudar de dimensão”.
Na sua intervenção, agradeceu à Casa dos Açores da Bermuda, à sua presidente e a toda a sua equipa, por todo o trabalho desenvolvido durante a presidência do CMCA, evidenciando o facto de a comunidade açoriana nas Bermudas “estar inserida, estar viva e ser um sucesso”.
Na ocasião, foi transmitida a bandeira do CMCA para o mandato 2019/2020 da Casa dos Açores da Bermuda para a Casa dos Açores do Norte, que assumirá a presidência do Conselho no próximo ano.
Foram ainda homenageados Isaura Reis, Octávio Cordeiro e Robert Pires, que receberam Medalhas de Mérito do CMCA pelo seu contributo em diversas áreas junto da comunidade açoriana da Bermuda.
Também foi distinguida a Meloa de Santa Maria como ‘Produto Açoriano de Qualidade’, distinção que foi entregue à Agromariensecoop – Cooperativa de Produtos Agropecuários da Ilha de Santa Maria, na pessoa do seu presidente, Duarte Moreira.
A XXII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores reuniu 13 Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial, provenientes do Canadá, Estados Unidos, Bermuda, Brasil, Uruguai e Portugal continental.