Neste encontro estarão presentes 25 representantes das Casas dos Açores que integram o Conselho Mundial e oito observadores de diversas entidades ligadas ao fenómeno migratório, nomeadamente da Associação de Emigrantes dos Açores.
A presença de um jovem em representação de cada uma das Casas dos Açores é a grande novidade desta reunião, numa iniciativa que pretende fomentar a participação das gerações mais novas nas questões relacionadas com as comunidades em que se inserem.
O Conselho Mundial das Casas dos Açores foi fundado em 1997 na cidade da Horta, no Faial, tendo como objetivo unir as comunidades açorianas na defesa dos seus interesses, mas também divulgar os Açores e a sua cultura nas áreas de influência destas instituições.
Atualmente, este órgão integra 13 Casas dos Açores, das quais três em Portugal (Norte, Lisboa e Algarve), quatro no Brasil (Rio de Janeiro, S. Paulo, Ilha de Santa Catarina e Estado do Rio Grande do Sul), três no Canadá (Quebeque, Ontário e Winnipeg) e duas nos EUA (Nova Inglaterra e Hilmar), sendo a restante no Uruguai.
Lusa