O Diretor Regional da Agricultura afirmou, em São Roque do Pico, que o Contraste Leiteiro se constitui como “uma evidência” de que, nos Açores, “estamos a produzir com qualidade e temos provas disso”.
“O Governo dos Açores está, como sempre, empenhado em continuar a inovar e, no caso do Contraste Leiteiro, está a trabalhar para, em breve, disponibilizar aos produtores nos relatórios do contraste os resultados de ainda mais análises”, afirmou Fernando Sousa, que falava na Associação Agrícola da Ilha do Pico.
O Diretor Regional, em declarações à margem da cerimónia da entrega de Livros de Contraste Leiteiro a produtores da ilha, salientou que esta é uma “ferramenta muito importante na gestão das explorações e nos programas de melhoramento genético que cada um define para a sua exploração”, desenvolvida em parceria com as associações agrícolas.
O Contraste Leiteiro consiste na avaliação da quantidade e qualidade do leite produzido por cada um dos animais de uma exploração durante as sucessivas lactações.
O serviço de contraste leiteiro, que recorre a métodos e meios aprovados a nível nacional e internacional, constitui uma ferramenta essencial na gestão económica das explorações.