Cópia da lista de Schindler descoberta em Sydney

guerraUma lista com 801 nomes de judeus salvos pelo alemão Oskar Schindler durante a II Guerra Mundial foi encontrada na Biblioteca do Estado de Nova Gales do Sul, na Austrália.

 

Os trabalhadores da biblioteca encontraram a lista ao organizar as caixas que incluem o material manuscrito do escritor australiano Thomas Keneally, autor de “A arca de Schindler”, obra na qual se baseou o filme “A Lista de Schindler”, realizado por Steven Spielberg em 1993.

A lista, uma cópia de 13 páginas do original, é, nas palavras de Olwen Pryke, responsável da biblioteca australiana, “um dos documentos mais poderosos do século XX”.

“É um pedaço de história incrivelmente comovedor”, acrescentou Pryke, assegurando que se desconhecia a presença da lista entre as seis caixas de material de Keneally adquiridas pela Biblioteca do Estado de Nova Gales do Sul em 1996.

Thomas Keneally obteve a cópia da lista em 1980 em Los Angeles, EUA, das mãos de Leopold Pfefferberg, que figura na lista como o trabalhador número 173.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here