Não foram só partes do avião da Air France que se despenhou no Atlântico a 1 de Junho de 2009 que as autoridades francesas encontraram este domingo. O Governo francês anunciou que foram ainda descobertos alguns dos corpos das 228 vítimas do acidente.
O Airbus 330-203, da Air France, que fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e Paris, caiu no Atlântico há quase dois anos. Desde o acidente que foram realizadas três buscas no local onde o avião caiu. A quarta operação de busca está agora a decorrer e neste domingo foi encontrada “uma parte importante do avião”, uma parte da fuselagem não identificada, adiantou a Nathalie Kosciusko-Morizet, ministra dos Transportes à estação pública de rádio France Inter. Ainda de acordo com a ministra, na parte da fuselagem agora encontrada foram descobertos resotos mortais das vítimas. “Temos mais que destroços, temos corpos. É possível a identificação” das vítimas, acrescentou a ministra.
O secretário de Estado dos Transportes, Thierry Marinai, adiantou, por sua vez, que as famílias das vítimas serão informadas sobre o avanço feito nas buscas num encontro agendado para o final desta semana, sublinhando que não serão revelados mais pormenores até lá. “É verdade que os corpos foram avistados mas dada a natureza delicada deste assunto preferimos manter alguns detalhes para as famílias”, acrescentou o responsável.
As causas para o acidente que vitimou todos os passageiros e membros da tripulação ainda não foram apuradas. Esta última descoberta leva o grupo que integra a comissão de inquérito do acidente acreditar que ainda será possível recuperar as caixas negras do aparelho.
Até aqui foram apenas recuperados os dois motores do avião, uma parte de uma asa e os trens de aterragem.
in Publico