Segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, os 18 casos de covid-19 detetados em São Miguel são todos de transmissão comunitária e há sete novos casos no concelho da Ribeira Grande, oito em Ponta Delgada e três na Lagoa.
O caso da Terceira foi alocado à freguesia do Porto Martins, no concelho da Praia da Vitória, e diz respeito a “um viajante, residente, com resultado positivo ao sexto dia, após viagem ao exterior do arquipélago”.
Também o diagnóstico de Vila do Porto, em Santa Maria, é de “um viajante interilhas, não residente, com teste positivo à chegada”.
Há ainda a registar 27 recuperações, todas em São Miguel, sendo uma no concelho da Lagoa, 17 em Ponta Delgada, oito na Ribeira Grande e uma em Vila Franca do Campo.
Em relação a sábado, há mais um internado na região, no Hospital do Divino Espírito Santo, que passa agora a contar oito internados. Há ainda três pessoas hospitalizadas no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, devido à doença causada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.
Não há nenhum paciente em Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) no arquipélago.
Assim, contam-se hoje 320 casos positivos ativos de covid-19 nos Açores, sendo 297 em São Miguel, 12 na Terceira, nove no Faial, um em Santa Maria e um em São Jorge.
Estão ativas duas cadeias de transmissão no Faial, uma na freguesia da Praia do Norte e outra em Castelo Branco.
Lusa