Segundo a Autoridade de Saúde Regional foi diagnosticado um caso positivo de COVID-19 na ilha de São Miguel, de acordo com as análises realizadas na Unidade de Genética e Patologia Molecular do Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada.
Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, de 39 anos, tendo recentemente se deslocado ao exterior da Região, não havendo para já confirmação se esteve em contacto com outros casos confirmados na origem. Está clinicamente estável e de momento, no domicílio.
À semelhança do procedimento realizado no laboratório da ilha Terceira, este primeiro teste positivo e cinco testes negativos já realizados no laboratório da ilha de São Miguel, que iniciou quinta-feira este tipo de diagnóstico, serão sujeitos a contra-análise no Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, em Lisboa.
Até à data, foram detetados na Região 25 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo seis na ilha Terceira, três no Faial, sete em São Jorge, seis em São Miguel e três no Pico.
Portugal regista hoje 76 mortes associadas à covid-19, mais 16 do que na quinta-feira, e o número de infetados subiu para 4.268, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde.