Nas últimas 24 horas foram diagnosticados 29 novos casos de Covid-19 nos Açores, todos em São Miguel, sendo 27 em contexto de transmissão comunitária, e dois referentes a viajantes, residentes, com análise positiva ao 6º dia.
O total de casos positivos resulta de 2.584 análises realizadas em laboratórios de referência da Região e de sete análises em laboratórios não convencionados (um teste PCR e seis testes rápidos).
No concelho de Ponta Delgada foram registados seis casos (dois na Relva, dois nas Capelas, um na Fajã de Cima e um em São Sebastião). No concelho de Vila Franca do Campo foram registados 17 casos (oito em São Miguel, seis em Ponta Garça, um em São Pedro, um em Água de Alto e um na Ribeira das Tainhas). No concelho do Nordeste há quatro novos casos em Santana e no concelho da Ribeira Grande, foram registados dois casos, um em Santa Bárbara e outro no Pico da Pedra.
No mesmo período registou-se um total de 11 recuperações, todas em São Miguel. O concelho de Ponta Delgada com oito (duas em São Vicente Ferreira, uma em São Pedro, uma em São José, uma no Livramento, uma na Relva, uma em São Roque e uma nos Arrifes). No concelho da Lagoa assinala-se uma recuperação, no Rosário. No concelho do Nordeste há também uma recuperação na Achadinha e no concelho da Povoação há igualmente uma recuperação na Vila da Povoação.
Seis doentes estão internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, dois dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos.
A Região regista hoje 186 casos positivos ativos, sendo 185 em São Miguel (79 no concelho de Ponta Delgada, 56 em Vila Franca do Campo, 33 no concelho do Nordeste, 11 na Ribeira Grande, cinco no concelho da Lagoa, e um no concelho da Povoação) e um caso positivo ativo em Santa Maria, na freguesia de Santa Bárbara, do concelho de Vila do Porto. O número de vigilâncias ativas é presentemente de 907.
O Boletim de Risco Semanal da Autoridade de Saúde Regional publicado hoje indica que na ilha de São Miguel passam a nível de Médio Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em Alto Risco estão já os concelhos de Nordeste e Vila Franca do Campo. De acordo com os critérios definidos no Decreto Regulamentar Regional em vigor, na presença de 1/3 dos concelhos em Alto Risco, aplicam-se aos restantes concelhos da mesma ilha as medidas previstas no nível de Médio Risco. Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco.