Segundo a Autoridade de Saúde Regional foram detetados desde ontem mais 15 casos positivos de COVID-19 na Região, de acordo com análises realizadas nos dois laboratórios de referência dos Açores, sendo seis casos em São Miguel, dois na Terceira, cinco no Pico e dois no Faial.
Em São Miguel, foram diagnosticados dois indivíduos do sexo masculino, de 38 e 47 anos, e quatro indivíduos do sexo feminino, três deles entre 19 e 33 anos e um com 80 anos, tendo quatro casos história de viagem recente ao exterior da Região.
Os dois casos detetados na Terceira são um indivíduo do sexo masculino e um indivíduo do sexo feminino, com 50 e 47 anos, respetivamente, e estão relacionados com o caso detetado sábado nesta ilha.
Quanto aos cinco casos positivos da ilha do Pico, são dois indivíduos do sexo masculino, de 42 e 71 anos, e três indivíduos do sexo feminino, com 3, 39 e 64 anos, que pertencem ao mesmo agregado familiar, sendo que dois indivíduos estiveram recentemente no estrangeiro.
Os dois casos diagnosticados no Faial correspondem a um indivíduo do sexo masculino, com 43 anos, e um indivíduo do sexo feminino, com 42 anos, estando os dois casos relacionados e ambos têm história de deslocação recente ao exterior da Região.
Todos apresentam situação clínica estável e estão, de momento, no domicílio, e estão a ser acompanhados pela Delegação de Saúde Concelhia, estando em curso os procedimentos definidos para caso confirmado e de vigilância de contactos próximos.
Até à data, foram detetados na Região 42 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, sendo 13 em São Miguel, nove na ilha Terceira, sete em São Jorge, oito no Pico e cinco no Faial.