Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 24 novos casos positivos de Covid-19, sendo 17 em São Miguel e 7 na ilha Terceira, decorrentes de 1.590 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da Região e do rastreio em massa em Rabo de Peixe, iniciado ontem.
A lamentar, na madrugada do dia 3, do corrente, o falecimento em São Miguel, de uma mulher de 70 anos, vítima da Covid-19, residente no concelho de Ponta Delgada, e que segundo a Autoridade de Saúde não se encontrava internada.
Em São Miguel, dos 17 novos casos, 13 são no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas, dois novos casos resultantes de uma nova cadeia de transmissão na Ribeira Grande, um é resultante do rastreio em massa em Rabo de Peixe e há ainda um novo caso por aferir.
A Autoridade de Saúde fez saber que, no decurso da investigação epidemiológica verificou-se que um caso positivo reportado no dia de ontem, inicialmente alocado ao concelho da Ribeira Grande – freguesia de Rabo de Peixe, se encontra a residir no concelho de Ponta Delgada, freguesia de Capelas, pelo que passou a constar como sendo um caso positivo do concelho de residência.
Cinco, dos sete novos casos, na ilha Terceira, são no contexto das cadeias de transmissão anteriormente identificadas e outros dois estão alocados a Angra do Heroísmo, com histórico de viajem ao exterior da Região e que positivaram ao 6º dia (um residente e outro não residente).
Foram registadas oito recuperações na ilha Terceira (duas na Praia da Vitória e seis em Angra do Heroísmo), 15 recuperações em S. Miguel (duais na Lagoa, oito em Ponta Delgada, e cinco na Ribeira Grande).
A Região conta agora com 41 cadeias de transmissão ativas, sendo 30 em S. Miguel, uma cadeia partilhada entre São Miguel e Jorge, uma no Pico e nove na Terceira.
Existem à data de hoje 356 casos positivos ativos, sendo 225 em S. Miguel, 126 na Ilha Terceira, dois no Pico, um no Faial e dois nas Flores.