Decorrentes das 967 análises realizadas nas últimas 24 horas nos dois laboratórios de referência da Região, foram diagnosticados 20 casos positivos de COVID-19, dos quais 16 na ilha de São Miguel e quatro na ilha Terceira.
Na ilha de São Miguel, no contexto da cadeia de transmissão relacionada com um estabelecimento de diversão em Ponta Delgada, foram detetados dois casos positivos, referentes a indivíduos do sexo feminino, de 40 e 55 anos, tendo ainda sido estabelecida relação entre esta cadeia e outra já reportada, que se fundem.
A investigação epidemiológica relacionada com uma cadeia de transmissão centrada no concelho da Ribeira Grande revelou dois casos positivos, que se reportam a indivíduos do sexo masculino, de 31 e 46 anos.
No decurso da investigação epidemiológica de outra cadeia de transmissão na ilha de São Miguel foram diagnosticados dois indivíduos do sexo feminino, de 14 e 24 anos.
No âmbito de duas novas cadeias de transmissão reportadas domingo, uma centrada no concelho da Lagoa e outra no concelho de Ponta Delgada, foram diagnosticados um indivíduo do sexo masculino, de 28 anos, no caso da primeira, e um indivíduo do sexo feminino, de 18 anos, e um indivíduo do sexo masculino, de 26 anos, no caso da segunda.
Também no contexto de uma nova cadeia de transmissão identificada domingo, relacionada com uma associação situada no concelho de Ponta Delgada, foram detetados dois casos positivos, sendo um indivíduo do sexo feminino e outro do sexo masculino, ambos de 30 anos de idade.
No âmbito de uma cadeia de transmissão associada a um estabelecimento hoteleiro situado no concelho de Ponta Delgada foi diagnosticado um indivíduo do sexo feminino, de 68 anos.
Importa também referir que, na sequência do diagnóstico de um indivíduo do sexo masculino, de 13 anos, foi estabelecida relação entre duas cadeias de transmissão, que se fundem.
Foi detetada uma nova cadeia de transmissão em Ponta Delgada, tendo sido diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, de 47 anos, contacto próximo de alto risco de um caso positivo reportado domingo.
Foram ainda diagnosticados, na ilha de São Miguel, dois indivíduos do sexo feminino, de 33 e 47 anos, estando os casos em investigação epidemiológica.
Na ilha Terceira, no contexto de uma cadeia de transmissão centrada no concelho da Praia da Vitória e reportada a 17 de novembro, foram diagnosticados dois indivíduos do sexo feminino, de 37 e 61 anos de idade, e um indivíduo do sexo masculino, de 68 anos.
Foi ainda diagnosticado um indivíduo do sexo masculino, de 50 anos, estando o caso em investigação epidemiológica.
Foram registadas duas recuperações na ilha de São Miguel, correspondentes a dois indivíduos do sexo feminino, de 15 e 16 anos, elevando o número total de casos recuperados na Região para 394.
A Região conta agora com 25 cadeias de transmissão ativas, sendo 18 na ilha de São Miguel, cinco na ilha Terceira, uma partilhada entre a ilha de São Miguel e a ilha de São Jorge e uma na ilha de São Jorge.
Até ao momento, foram detetados na Região 816 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença COVID-19, verificando-se atualmente 394 casos recuperados e 328 casos positivos ativos, dos quais 257 na ilha de São Miguel, 66 na ilha Terceira, dois na ilha de São Jorge e três na ilha do Faial.