Crédito à habitação vai subir

habitacaoOs novos contratos aumentam já este mês, devido à subida dos “spreads”, provocados pelas dificuldades económicas do país.

Os actuais empréstimos devem, também, subir nos próximos meses, já que se prevê um ou dois aumentos da taxa de referencia Euribor, durante o corrente ano.

A Associação Portuguesa de Bancos admite que, já este mês, várias instituições vão aumentar em 0,5% os seus “spreads” nos empréstimos à habitação.

A razão desse aumento deve-se ao facto dos empréstimos internacionais à banca portuguesa terem aumentado na última Sexta-Feira, quase 1,5%, obrigando-a a reflectir esse custo nos empréstimos às famílias.

Virá Pranjivam, economista da DECO, reconhece que a subida terá um efeito significativo nos valores das prestações.

Por exemplo, num empréstimo de 150 mil euros, por 30 anos, a subida do “spread”, em 0,5% representa cerca de 30 euros na prestação mensal.

Quanto aos empréstimos já em vigor, esperam-se subidas na taxa de referência do Banco Central Europeu, o que provocará aumentos nas taxas Euribor, mas, por enquanto, não são previsíveis os aumentos, na prática.

Depois de vários meses de juros baixos, o mercado bancário tende a regressar ao passado, o que pode significar prestações mais caras já este ano.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here