Criatividade posta à prova na 2ª Edição do Labjovem

labjovemFoi esta terça-feira apresentada a 2ª Edição do Concurso de Jovens Criadores dos Açores – Labjovem.
O concurso bianual  pretende “possibilitar o surgimento de novos talentos criativos e chamar os jovens açorianos para projectos de desenvolvimento criativo e de afirmação da cultura e modernidade açorianas”, explicou André Bradford, secretário da Presidência, em conferência de imprensa.

As áreas artísticas abertas à participação dos jovens açorianos com menos de 35 anos englobam as Artes Plásticas, Dança, Design Gráfico, Fotografia, Ilustração e Banda Desenhada, Literatura, Música, Teatro, Vídeo e, pela primeira vez neste concurso, foram também incluídas as categorias de Arquitectura e Design de Moda. As apresentações de projectos e as inscrições para esta iniciativa organizada pela Associação Cultural Burra de Milho podem ser feitas entre 1 de Maio e 31 de Outubro.

O balanço da edição de 2007/2008 é, de acordo com o secretário da Presidência, muito positivo – “em 2007/2008 tivemos 129 projectos, de 104 jovens criadores, de sete ilhas açorianas nas dez áreas a concurso”, lembrou. A categoria em que se registou uma maior participação foi o Design, enquanto a área menos participada foi a Dança, o que justifica a criação na ilha Terceira da Residência Artística, que decorre de 1 a 3 de Maio e disponibiliza formações em Dança, Teatro e Vídeo Arte, e que pretende, de certa forma, incentivar a participação dos jovens no Labjovem, nestas áreas que carecem de concorrentes. Para tal, o Governo financia 50 por cento dos custos de deslocação à Terceira, e assegura as despesas de estadia e alimentação de todos os interessados.

in Aoriental
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here