O Centro de Estudos Filosóficos da Universidade dos Açores irá realizar, nos próximos meses de abril e maio, um curso livre sobre Filosofia para Crianças.
A Filosofia para Crianças (FpC) surge pelas mãos de Matthew Lipman e o objectivo desta metodologia é promover as competências do pensamento crítico, criativo e cuidativo. Por volta de 1973, este professor de Lógica da Universidade da Columbia deparou-se com a lacuna dos seus alunos em termos de raciocínio; como possível solução criou um programa que permitisse aos alunos, desde muito cedo, o contacto com “o pensar”.
Nos açores Gabriela Castro, Magda Costa Carvalho e Berta Miúdo, docentes da Universidade dos Açores, doutoradas em Filosofia dão voz a este projecto desde 2006, tendo já realizado várias iniciativas neste ambito, assentes “(…) na certeza de que o progresso de uma sociedade resulta do desenvolvimento da capacidade de reflexão e de intervenção dos seus membros e de que, por conseguinte, importa assegurar o futuro educando para o pensar. (…) Pensar exige uma dimensão racional, imagética, volitiva e emocional (…)”.
O curso, num total de 30 horas, será lecionado em horário pós-laboral, com creditação reconhecida para professores das escolas básicas e secundárias. Dirigindo-se ainda a outros mediadores pedagógicos, bem como a estudantes do ensino superior.
O programa, de cariz interdisciplinar, contará para além da formação específica em Filosofia para Crianças, com a colaboração de Madalena Teixeira da Silva, especialista em Literatura para a Infância, e Adolfo Fialho, das áreas das Expressões Artísticas e da Prática Pedagógica do 1º Ciclo.