No âmbito das comemorações do centenário da morte de Manuel de Arriaga, decorreu hoje na Assembleia Legislativa, na Horta, a Sessão Evocativa “Manuel de Arriaga e a Juventude”, uma parceria da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, da Associação dos Antigos Alunos do Liceu da Horta e da Escola Secundária Manuel de Arriaga, uma iniciativa que visou perpetuar a memória do ilustre faialense e patrono da Escola Secundária Manuel da Arriaga.
Manuel de Arriaga, nascido a 8 de julho de 1840 na ilha do Faial, é uma personalidade incontornável na vida política nacional. Desde cedo se afirmou um defensor dos ideais e valores republicanos e isto foi reconhecido pelos seus contemporâneos que o elegeram, em 1911, como primeiro Presidente da República Portuguesa. O seu caráter humanista e democrático moldou-lhe o percurso político e social, adotando-o aos diversos desafios da sua época.
“Queremos com esta sessão dar um contributo efetivo par a formação de todos os jovens que agora terminam os seus estudos secundários na escola que tem Manuel de Arriaga como patrono”, manifestou Ana Luís, presidente do Parlamento Açoriano, recordando Arriaga como uma personalidade de referência da história de Portugal, “um exemplo como politico…sendo nosso dever perpetuar a sua memória e o seu legado”, disse.
Também Berto Messias, que falava na sessão evocativa, salientou a “importância dos movimentos cívicos que têm surgido na sociedade açoriana”, onde destacou a importância de uma “democracia mais participada”, apelando aos jovens que participem mais na construção do futuro do Açores.
Para o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares “evocar Manuel de Arriaga é evocar a cidadania, a participação cívica e os movimentos cívicos que têm surgido na Região, que engrandecem e qualificam a nossa democracia, promovendo e dinamizando debates públicos importantes para o nosso futuro coletivo”, frisou Berto Messias.
Na sessão, que foi transmitida em direto no “Parlamento On Line” (https://video.alra.pt/), foi proferida uma conferência da Doutora Joana Gaspar de Freitas, especialista em Manuel de Arriaga e autora do livro “Manuel de Arriaga – História de um açoriano que chegou a Presidente da República”.
Os alunos finalistas da referida escola tiveram ainda a oportunidade de colocar as suas dúvidas e questões acerca da vida e obra de Manuel de Arriaga à conferencista.
Açores 24Horas