O responsável máximo pela Associação de Companhias Aéreas Regionais da Europa esteve nos Açores, onde reunião com a administração do Grupo Sata.
O objectivo desta reunião de trabalho foi partilhar com a
ERA (European regional airline association) as principais dificuldades com que a transportadora aérea açoriana se depara no seu dia-a-dia, pelo facto de ser uma companhia de uma região ultra-periférica da Europa, de forma a que a associação possa defender melhor os interesses da Sata junto dos principais organismos da União Europeia.
De acordo com o presidente do conselho de administração da transportadora açoriana “o facto do director geral da
ERA ter vindo aos Açores para se reunir com a administração da Sata, demonstra o interesse que a associação tem no grupo, principalmente, pelo facto da operação aérea nos Açores ser caracterizada por um conjunto muito vasto de particularidades que torna a Sata num caso único na Europa”.
Esta visita foi uma excelente oportunidade para demonstrar “in loco” as circunstâncias especiais da actividade da Sata, nomeadamente, a forte incidência de irregularidades devido a questões meteorológicas que afectam a operação, considerando, ademais, o carácter encadeado desta.
Foi ainda discutido o impacto esperado da entrada em vigor na necessidade de pagamento de taxas de emissão de CO2 no âmbito do Emissions Trading Scheme (ETS) da União Europeia já em 2012.