A direcção do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) apresentou a demissão ao secretário de Estado da Cultura, disse hoje à Lusa o director cessante do ICA, José Pedro Ribeiro.
A direcção do ICA integrava o director, José Pedro Ribeiro, e a subdirectora, Leonor Silveira.
José Pedro Ribeiro era director do ICA desde 2007 e o mandato terminava em Abril de 2013.
Já a actriz Leonor Silveira, que ocupava o cargo de subdirectora daquele instituto desde 2007, foi reconduzida no cargo em Abril último, segundo um despacho publicado no Diário da República.
A agência Lusa tentou saber os motivos da demissão da direcção do ICA, o que não foi possível até ao momento.
Devido ao Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), «não se verificam as condições para proceder à nomeação, em comissão de serviço, do titular do cargo de subdirector do ICA, mas é necessário assegurar o normal funcionamento deste Instituto», acrescenta o mesmo despacho.
José Pedro Ribeiro, 45 anos, é licenciado em Direito, ingressou no Instituto do Cinema, do Audiovisual e Multimédia (ICAM) em 2000 e, até 2003, exerceu ali funções de assessor jurídico, tendo assumido a presidência daquele organismo em 2005.
Leonor Silveira, 41 anos, estava ligada àquele instituto desde 2000, altura em que o organismo se chamava Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM). Entre 2005 e 2007 foi vice-presidente do ICAM.
A partir de 2007 assumiu o cargo de subdirectora do ICA.
Lusa