Os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República votaram favoravelmente a proposta de aumento do imposto sobre o tabaco na Região, cumprindo assim a orientação de voto que lhes foi dada pelo presidente do partido, Duarte Freitas.
Recorde-se que o líder do PSD/Açores afirmou recentemente, no parlamento açoriano, que o partido concorda com a proposta do presidente do governo regional de aumento significativo da carga fiscal sobre o preço do tabaco na Região.
Devido às dúvidas surgidas durante o debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2017, o deputado social-democrata açoriano António Ventura enviou um esclarecimento à presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa da Assembleia da República, clarificando que o seu voto foi favorável à proposta em causa.
“No decurso da votação da proposta em epígrafe suscitaram-se dúvidas motivadas, designadamente, por uma alteração do sentido de voto de dois grupos parlamentares – PCP e BE – pelo que o senhor deputado do PSD/Açores, António Ventura, não se apercebeu se houve ou não repetição da votação. Visualizando o vídeo da Comissão, confirma-se que não houve segunda votação. Não obstante, o senhor deputado, que não esteve presente aquando da votação, vem esclarecer que a sua posição, em nome do PSD/Açores, vai no sentido de voto favorável à referida proposta”, refere o esclarecimento enviado pelo grupo parlamentar social-democrata.