As jornadas parlamentares do CDS-PP arrancam hoje em Ponta Delgada, nos Açores, para debater a economia e a solidariedade regionais, nacionais e europeias.
Sob o lema «melhor economia, mais solidariedade», as jornadas que decorrem em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, até terça-feira. «Terão uma tripla vertente: continental, regional e europeia», apontou o líder parlamentar do CDS-PP, Nuno Magalhães.
A União Europeia e o seu impacto nas regiões ultraperiféricas, como os Açores, será o tema abordado hoje pelo eurodeputado Nuno Melo, num painel intitulado «a defesa dos Açores na Europa», em que intervém igualmente o presidente da Federação de Pescas dos Açores, José António Fernandes.
A Agricultura como «um sector de oportunidades» a partir do «caso específico dos Açores» será o tema introduzido pela ministra da tutela, Assunção Cristas, num painel em que também intervirá o Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita.
O «contributo das IPSS» para a «solidariedade social» é o painel em que, já na terça-feira, participa o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos.
O presidente do partido, Paulo Portas, e o líder do CDS-PP Açores, Artur Lima, encerram as jornadas.
«É aquilo que neste momento nos parece que são as duas preocupações essências dos portugueses e que tem que ver com melhor economia, crescimento económico, combate ao desemprego enquanto o maior flagelo que ultrapassa a nossa sociedade, e mais solidariedade», afirmou Nuno Magalhães aos jornalistas na sexta-feira.
Lusa