Uma nova fonte hidrotermal foi descoberta ao largo dos Açores pela missão científica internacional que decorreu durante as últimas semanas na Cordilheira Médio Atlântica, a bordo do navio de investigação francês ‘Pourquoi Pas’, do Instituto IFREMER.
A nova fonte hidrotermal foi baptizada com o nome ‘Seapress’, em homenagem ao trabalho de divulgação dos montes submarinos realizado em todo o mundo, revelou a bióloga Cátia Silva, do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.
A descoberta decorreu na expedição internacional denominada ‘Bathyluck 2009’, realizada a bordo do navio oceanográfico francês junto ao complexo hidrotermal ‘Lucky Strike’, a cerca de 1700 metros de profundidade.
Cátia Silva revelou que os cientistas estavam a “mapear o fundo do mar”, junto à grande fonte hidrotermal ‘Lucky Strike’, quando descobriram um novo monte submarino.
Segundo a investigadora, foram “retiradas amostras de temperatura no local e dos fluidos hidrotermais e recolhidas rochas, no sentido de saber se a fonte tem as mesmas características” que o restante complexo hidrotermal
As amostras vão ser enviadas para laboratórios franceses.
Lusa